O ano está acabando e sem dúvida a maior tragédia de 2016, é a crise humanitária na Síria. São mais de 300 mil mortes, 4.8 milhões de refugiados e 6 milhões de pessoas dentro da Síria precisando de ajuda humanitária.
Vejo as pessoas nas redes sociais lamentando, orando, tentando de alguma forma amenizar a tragédia. Louvável.
Também vejo pessoas lamentando a tragédia, ao mesmo tempo que exaltam o governo Barack Obama e Hillary Clinton. O cúmulo da INCOERÊNCIA.
Como pode se lamentar uma tragédia e ao mesmo tempo exaltar pessoas que ajudaram a criar a tragédia??
O Presidente Barack Obama e a Secretária de Estado Hillary Clinton, fomentaram, financiaram a forneceram armas para os rebeldes sírios, que mais tarde formariam o ISIS.
O assunto é extremamente complexo, mas tentando sintetizar:
1 - Em 2011, durante a “Primavera Árabe” os conflitos e protestos contra o governo Bashar al-Asad se intensificaram;
2 - Em março de 2012, Kofi Annan (Secretário Geral das Nações Unidas na época) criou um plano de Paz para a Síria;
3 - O governo americano na figura de Barack Obama e Hillary Clinton foram o obstáculo para que o plano funcionasse.
O plano fracassou devido a intransigência de Obama e Hillary, para eles, antes de qualquer cessar fogo, Assad deveria sair.
4 - Em Setembro de 2012, o consulado americano em Benghazi (Líbia) foi atacado, o embaixador Christopher Stevens e outros 3 americanos morreram. As circunstâncias do ataque nunca foram completamente esclarecidas, mas sabe-se que o embaixador estava negociando o fornecimento de armas líbias para os rebeldes sírios.
O embaixador solicitou ajuda ao governo Obama inúmeras vezes, pois sabia da iminência do ataque, mas a ajuda foi negada. (Será que o embaixador sabia demais e o governo Obama o queria morto?)Mais tarde Hillary foi responsabilizada pelas falhas de segurança e mortes em Benghazi.
5 - Apesar dos conflitos, Assad foi reeleito em 2014 com 88,7% dos votos;
6 - Assad não deixou o governo, não foi derrotado, a Rússia e o Irã vieram em seu apoio e o resultado é a guerra, a migração em massa e a tragédia humanitária.
Agradeça ao Sr. Barack Obama e a Sr. Hillary Clinton.