Como quase tudo que concerne à política, quanto bobagem sendo dita, coisas tão pueris, tão estúpidas...ah, aqueles com pensamento binário, contra ou à favor, não conseguem enxergar um palmo à frente de suas fuças!!!
Uns dizem que a culpa da crise é exclusivamente do governo atual, outros que a culpa é do PT. Sinto informar amigo de pensamento binário, o problema é bem mais complexo que isso.
Monopólio no setor de petróleo, falta de liberdade de mercado, excesso de regulação e burocracia, tamanho do Estado, corrupção, essas são as causas da crise.
Desde 1997, com a lei do Petróleo, não existe mais a garantia legal de monopólio da Petrobrás.
Vinte anos se passaram e praticamente inexiste concorrência no setor (Petrobras detem 95% do refino), porque será???
Até o ex-presidente da Petrobrás, Pedro Parente, disse ano passado: "...Não é bom para o país a Petrobrás ter 100% de monopólio no refino..."
A concorrência não existe por vários motivos:
1 - Depois de mais de 40 anos de monopólio legal, a Petrobrás se estabeleceu e ficou com as melhores jazidas. Quem chegar hoje, tem que se contentar com o que sobrou;
2 - Tamanho da regulação e burocracia imposta pelo Governo via ANP;
3 - Política de Controle de preços através da Petrobras (evidente durante o governo Dilma), praticando preços irreais frente ao preço do petróleo no mercado internacional.
Ou seja não existe o monopólio De Jure, mas existe o monopólio De Facto.
Mesmo com a suposta possibilidade de concorrência no setor, não existe concorrência, porque nenhuma empresa consegue se estabelecer devido aos problemas mencionados.
Nos EUA existem mais de 100 empresas no setor, liberdade e concorrência de fato, agora compare o preço da gasolina no EUA e no Brasil.
Enquanto o tamanho do Estado não for drasticamente diminuído, possibilitando redução de impostos e diminuição da burocracia, as coisas vão apenas piorar.
O engraçado (ou trágico) é que toda vez que alguém fala em diminuição do Estado, a massa ignorante sai bradando contra.......me lembro quando há pouco tempo falaram em extinguir um ministério dos vinte e nove existente, e um bando de retardados foi contra.
Por essa e outras esse país vai ser o eterno país do futuro.
A busca pelo conhecimento da realidade parece algo inato ao ser humano, mas não na maioria dos brasileiros. Hoje no Brasil, convivemos com um “achismo” horrendo, brasileiro ama o debate, o tomar partido, ser contra ou a favor; ao mesmo tempo que despreza o conhecimento. A simples observação dos fatos se mostra algo desnecessário, ou talvez para alguns, inalcançável. Os artigos e discussões que aqui se originarem têm o objetivo de tentar mostrar a realidade das coisas, assim como elas são.